Perfis Pultrudados
Pultrusão é um processo contínuo e automatizado de fabricação que combina reforços de fibras de vidro e resinas termofixas – poliéster, éster-vinílica, epóxi ou fenólica para formar perfis pultrudados com seções transversais constantes. O termo pultrusão representa a maneira como a matéria-prima é tracionada (puxada) através do molde de conformação (matriz). A palavra inglesa pultrusion tem origem nos vocábulos pull, que significa “puxar”, e thru, que significa “através”.
O processo consiste em puxar as fibras impregnadas com resina através de um molde de aço pré-aquecido, usando para isso um dispositivo de tracionamento contínuo. Quando o material saturado com resina passa através do molde aquecido, ocorre a polimerização (endurecimento/cura), tomando assim a forma definitiva.
O pultrudado ganhou destaque nos últimos anos, à medida que a indústria passou a exigir perfis estruturais mais leves, resistentes e imunes à corrosão. Os perfis de compósitos têm excelentes propriedades físicas que, aliadas a muitas outras características, atendem a um número indeterminado de aplicações mercadológicas. A seção transversal pode variar desde uma simples vareta ou lâmina (chapa) até uma forma mais complexa, capaz de desempenhar várias funções em uma unidade integrada.
Devido ao alto teor de vidro, o processo de pultrusão dá origem a perfis com elevadas propriedades estruturais. Conforme o desenho e o formato, a taxa de vidro utilizada varia de 50% a 80% do peso.
Principais Características
- Alta resistência mecânica: comparável ao aço, podendo substituir com vantagens materiais metálicos, madeira e concreto em estruturas e em componentes industriais.
- Imune à corrosão: por não ser metálico, não sofre corrosão por oxidação.
- Alta resistência química: por utilizar resinas de poliéster ou éster-vinílicas, não desgasta em ambientes agressivos química e ambientalmente.
Assim, os perfis pultrudados podem ser usados em indústrias químicas, de papel e celulose; em tratamento de água e esgoto, e em estruturas próximas a regiões de água salgada.
- Isolante elétrico: possui grande resistência dielétrica, o que o torna ideal para aplicações na área elétrica.
- Resistência térmica: produzido com resinas termofixas, pode ser especificado para uma infinidade de produtos expostos a altas temperaturas.
- Peso: composto por fibras muito leves (vidro), o perfil pultrudado é 75% mais leve que o aço e 30% mais que o alumínio.
- Durabilidade: tem longa vida útil, pode durar por décadas.
- Estabilidade dimensional: tem baixo coeficiente de dilatação.
- Não metálico: ideal para ambientes sensíveis à ação magnética.
- Absorção de impactos: é resistente a impactos, não rompendo com facilidade.
- Bom acabamento superficial: a superfície é lisa, com aspecto homogêneo, livre de bolhas, rachaduras, fissuras e outros defeitos.
- Cor: a coloração é uniforme. O uso de pastas pigmentadas no composto permite a obtenção de peças em cores variadas
- Auto-extinguível: o uso de resinas poliéster aditivadas evita a propagação das chamas.
- Impermeável: não absorve água, podendo ser instalado em ambientes aquáticos (piscina, mar).
- Fácil instalação e usinagem: não requer equipamento especial na manufatura (serra elétrica e furadeira são as mais usadas). A instalação é fácil, em função da leveza do material pultrudado e por exigir basicamente parafusos e adesivos.